Durante os meses de Maio e Junho, o Município de Palmela, em colaboração com a Unidade Local de Saúde Arrábida, vai dinamizar mais de uma dezena de iniciativas gratuitas em várias freguesias do concelho. Através da Unidade Móvel de Saúde, serão promovidas acções que visam reforçar a literacia em saúde, a prevenção de doenças e a adopção de estilos de vida mais saudáveis entre a população adulta.
As actividades, abertas à comunidade e de participação livre, enquadram-se no Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 3 — Saúde de Qualidade — e incluem rastreios, aconselhamento personalizado, informação preventiva e apoio social.
Rastreios, prevenção e apoio social e de saúde perto da população
A programação é diversificada e descentralizada, contemplando locais como Águas de Moura, Quinta do Anjo, Pinhal Novo, Palmela, Poceirão e Lagameças. Entre as acções destacam-se:
- Prevenção da violência ao longo do ciclo de vida;
- Sessões de saúde no Centro de Recursos para a Juventude (CRJ);
- Rastreios de equilíbrio e aptidão física com aconselhamento individual;
- Atendimento de serviço social com informação sobre medidas e apoios disponíveis;
- Promoção da saúde no verão, com foco na hidratação;
- Campanhas de prevenção de doenças cardiovasculares no âmbito do “Mês do Coração”;
- Rastreio de saúde oral com aconselhamento.
As datas e horários são variados, garantindo a acessibilidade dos eventos à maioria da população local. Os interessados podem obter mais informações através do telefone 212 336 606 ou por e-mail: decs@cm-palmela.pt
Cuidar da saúde começa na comunidade
A aposta em acções descentralizadas, com enfoque na proximidade, visa criar um ambiente propício à prevenção e ao conhecimento, capacitando a população para uma gestão mais consciente da sua saúde. Estas intervenções reforçam o papel das autarquias na promoção do bem-estar colectivo e demonstram a importância da articulação entre entidades locais para chegar a quem mais precisa.