A Câmara Municipal do Seixal aprovou na quarta-feira (23), o Relatório de Atividades e a Prestação de Contas do exercício financeiro de 2024, com números que reforçam o crescimento sustentado do município.
Com uma execução da despesa na ordem dos 165,5 milhões de euros — e uma taxa de execução de 83,84% — o concelho prepara-se agora para um orçamento superior a 200 milhões de euros em 2025.
Orçamento recorde trará desenvolvimento a região
Aprovado inicialmente com 153,39 milhões de euros, o orçamento de 2024 foi ajustado ao longo do ano para atingir um total de 187,2 milhões de euros. Mais de 102 milhões de euros foram canalizados para concretizar os 15 grandes objetivos delineados, com especial destaque para a Inovação e Serviço Público, área que absorveu quase 30% do total da despesa.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, realça que o município “é hoje um território em transformação, atrativo para investimento e fixação de população”, graças ao investimento em infraestruturas sociais, equipamentos públicos e serviços de proximidade. A gestão autárquica, segundo o autarca, tem sido pautada pela responsabilidade financeira, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.
Entre os projetos destacados com esse novo orçamento estão a construção de oito novas creches e três lares de idosos, a ampliação de várias escolas, a inauguração de equipamentos desportivos como o Complexo do Pinhal do General e a requalificação de centros de saúde em parceria com a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal.
Seixal lidera na execução de fundos do PRR e atrai novas empresas
Com base no mote das comemorações do concelho em 2024 — “Desenvolvimento como Liberdade” — Paulo Silva reforçou que o Seixal é hoje um exemplo de dinamismo na Área Metropolitana de Lisboa. É o concelho que mais se desenvolve na região e lidera a execução de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com destaque para o apoio à habitação, onde ocupa o terceiro lugar nacional.
Os dados demonstram ainda uma forte vitalidade económica: 20,5% das empresas da península de Setúbal estão sediadas no Seixal, e quase 21% das novas empresas da região escolheram o concelho como base de operações.
A aposta contínua em habitação, saúde, educação e equipamentos sociais reforça a visão de um Seixal inclusivo, sustentável e preparado para os desafios do futuro, mantendo-se fiel aos princípios da liberdade e da justiça social que marcam a sua identidade desde o 25 de Abril.