Devido à chegada de uma massa de ar tropical, associada à circulação de um anticiclone ao sul dos Açores e uma depressão no Atlântico Norte, prevê-se chuva nas regiões Norte e Centro de Portugal a partir do dia 24. A precipitação será intensa e persistente, especialmente no litoral ao norte do Cabo Mondego e áreas montanhosas. No sul, a chuva será menos significativa, sendo improvável no interior do Baixo Alentejo.
Nas regiões mais afetadas, como Minho, Douro Litoral e serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, os valores acumulados de precipitação podem atingir entre 100 e 200 mm nos próximos três dias. No restante litoral norte, espera-se entre 50 e 100 mm, com o período mais chuvoso concentrado na manhã do dia 24 e entre a manhã do dia 25 e o fim da manhã do dia 26.
Além disso, o vento aumentará a partir da tarde do dia 24, atingindo o pico de intensidade entre o dia 25 e a manhã do dia 26, com rajadas de até 70 km/h no litoral Norte e Centro, e até 90 km/h nas terras altas.
Diante dessa situação, o IPMA emitiu avisos meteorológicos. Acompanhe as atualizações nos canais do IPMA para manter-se informado.
Não perca as últimas notícias no seu Jornal favorito!